Amadurecimento da Catarata

Por Dra. Amaryllis Avakian,Oftalmologista – Especialista em Catarata

É preciso esperar a catarata “amadurecer” para realizar a cirurgia? Essa é uma dúvida muito comum no consultório ainda hoje.

Mas não é mais necessário esperar.

Antigamente, a técnica cirúrgica utilizada exigia que o cristalino fosse substituído pela lente intraocular quando estivesse rígido, grande ou denso e hoje isso mudou. E mudou muito.

A cirurgia de catarata se desenvolveu bastante, bem como a qualidade e precisão das lentes intraoculares utilizadas. Atualmente, com os métodos cirúrgicos modernos, é a solução mais eficaz para os pacientes nos quais os problemas de visão prejudicam as atividades do dia-a-dia ou sua qualidade de vida.

Os avanços na técnica permitem que hoje não seja mais necessário aguardar o amadurecimento da catarata. Através de incisões milimétricas é possível fragmentar o cristalino em micro-pedaços e, em seguida, aspirá-los.

O que muitos não sabem é que esperar para operar pode, pelo contrário, dificultar a cirurgia e prejudicar a recuperação pós operatória. Isso ocorre porque fragmentar e aspirar um cristalino mais duro é muito mais complexo e tecnicamente desafiador que triturar uma catarata menos consistente.

O ideal é que o paciente faça consultas regulares com o oftalmologista. Quando a catarata for detectada, exames mais detalhados serão realizados para determinar o estágio que ela está e acompanhar a velocidade de evolução da doença. O estilo de vida do paciente também deve ser analisado em conjunto com o exame oftalmológico.   

É importante salientar que, uma vez que a catarata tenha surgido, ela só vai evoluir e piorar a visão, não havendo chances dela desaparecer sem que uma operação seja realizada.

Em geral a cirurgia é indicada quando a redução visual pela catarata  estiver afetando as atividades diárias e cotidianas do indivíduo, e comprometendo a sua qualidade de vida. A intervenção pode ser realizada em qualquer estágio de desenvolvimento da catarata, desde que paciente e especialista tracem juntos os benefícios, riscos e o momento certo para o procedimento.

A regra é simples: a partir do momento em que a condição começa a atrapalhar e a gerar problemas de segurança e bem-estar, é hora de operar. Portanto, se a catarata estiver provocando dificuldade para dirigir, ler ou mesmo para andar pela casa à noite, o procedimento deve ser feito quanto antes.Várias quedas e acidentes são causados pela dificuldade visual ou pelo prejuízo da visão de profundidade provocada pela doença.

A cirurgia de catarata é extremamente segura e confiável quando realizada por Especialistas na Cirurgia; desse modo não vale a pena esperar e agravar o prognóstico da intervenção.

Consulte sempre um especialista em catarata. Somente desta forma você vai saber mais sobre o momento certo de operar e voltar a ter mais qualidade de vida e bem-estar em sua vida.

plugins premium WordPress