Lentes intraoculares

As lentes intraoculares são itens primordiais na cirurgia de Catarata. Elas irão exercer o papel do cristalino, com a função de lente natural dos nossos olhos. São lentes produzidas com material de altíssima qualidade e tecnologia. 

Após o cristalino ser aspirado, elas são inseridas no olho do paciente com pequenas incisões.  

Já que possuem um material altamente avançado, as LIOS corrigem detalhes únicos do seu olho, proporcionando uma excelente qualidade visual e até independência dos óculos, em alguns casos. São feitas e implantadas para durar o resto da vida do paciente.

Mas é feita a escolha?

A escolha da lente intraocular para sua cirurgia é crucial, porque o tipo e o modelo escolhido irão contribuir muito para o resultado que o paciente espera! 

Se ele deseja não utilizar mais óculos, por exemplo, precisamos realizar uma série de exames e fazer uma entrevista completa para que isso seja possível! Devemos personalizar cada etapa da cirurgia para que ele possa desfrutar dos momentos do futuro vendo perfeitamente e sem óculos, como deseja. 

Portanto, não cai nessa de que os modelos são semelhantes ou de que a escolha não importa.

Principais modelos de LIOS implantados na cirurgia de Catarata:

Elas são consideradas um grande avanço na cirurgia de Catarata, pois proporcionam excelente qualidade visual. São as opções mais modernas e corrigem o grau pré-existente à catarata, possibilitando visão de longe e em alguns casos também de perto e intermediário, viabilizando inclusive a independência dos óculos.  

Entre as lentes intraoculares consideradas de alta tecnologia estão as asféricas, as tóricas e as multifocais (bifocais e trifocais).

Também são chamadas de lentes dobráveis e são de tecnologia mais avançada. Entram por incisões menores sem necessitar de pontos. Permitem a correção de outros problemas de focalização que o paciente tenha e podem ser subclassificadas em: monofocais, bifocais ou trifocais. Todas existem no modelo tórica ou não tórica.

Conheça um pouco mais sobre as particularidades de cada uma delas:

São indicadas para melhorar a visão qualitativa e quantitativa de pacientes com catarata e astigmatismo, e corrigem o foco da visão apenas para longe, necessitando do uso de óculos para perto.

São lentes que proporcionam a melhora do foco apenas para longe após a cirurgia, ou seja, 

será necessário o uso de óculos para atividades perto inevitavelmente (ler, ver o celular, trabalhar no computador por exemplo).

São as lentes intraoculares indicadas para melhorar a qualidade e a quantidade de visão distante de pacientes com catarata, mas que não possuem astigmatismo ou presbiopia.

Possuem dois pontos de focos distintos (por isso o termo bi), para longe e para perto simultaneamente. Melhoram a qualidade e a quantidade de visão para objetos distantes e para um ponto de foco próximo.

Diferentes fabricantes dessas tecnologias têm diferentes distâncias de foco para perto. O paciente que necessitará da lente intra-ocular bifocal modelo tórica será o que possui astigmatismo corneano.

São as lentes intraoculares com a tecnologia mais avançada no mercado. Elas são compostas por três pontos focais distintos: longe, intermediário e perto), proporcionando uma excelente visão em várias distâncias.

Quando tem a indicação correta pelo especialista, permite uma ótima adaptação cotidiana para todas as atividades, reduzindo a dependência dos óculos.

 Também é indicada para pacientes com astigmatismo na córnea.

plugins premium WordPress