Catarata

Afinal, o que significa a Catarata?

Nosso olho é composto por uma união de estruturas: pupila, íris, córnea, retina, o cristalino… cada um com sua função específica. 

A Catarata é doença relacionada ao envelhecimento, que afeta especificamente o cristalino, nossa lente natural do olho. Ele tem a importante função de regular o foco dos objetos, permitindo uma visão nítida. 

O aspecto saudável do cristalino é transparente, mas com o passar dos anos, mais comumente a partir dos 50, ele se torna opacificado dando origem à Catarata. 

Ou seja, é uma doença inevitável, mas graças a cirurgia ela possui reversão! 

– Visão embaçada ou nublada; 

– Sensibilidade à luz; 

– Mudança no contraste de cores; 

– Alterações frequentes no grau dos óculos; 

– Dificuldades em realizar atividades diárias por causa de baixa visão. 

LEMBRETE

Mesmo sem sintomas, se você possui mais de 50 anos, deve consultar um especialista em Catarata!

Quais são os sintomas da Catarata?

O diagnóstico da catarata é clínico, o qual depende de uma avaliação oftalmológica detalhada para o especialista chegar à conclusão.  

Por isso, o oftalmologista busca verificar o histórico do paciente, averiguar seus sintomas e realizar exames que permitam a análise interna do olho. 

Caso seja confirmado o diagnóstico, vamos analisar o momento ideal da cirurgia e o quanto a doença está impactando a qualidade de vida do paciente.

Não caia em mitos e contradições. O único tratamento seguro, comprovado e efetivo para Catarata é a cirurgia. Não existem colírios, nem outras medicações capazes de curar ou prevenir a doença. 

A cirurgia funciona da seguinte forma, resumidamente: 

Primeiro nós fazemos uma incisão mínima na córnea para inserir pequenos aparelhos que irão triturar e aspirar o cristalino com catarata. Depois inserimos a lente intraocular e a posicionamos no local exato, que irá corrigir a visão do paciente e trazer o resultado que ele espera.

Quer entender mais detalhes da técnica cirúrgica?

plugins premium WordPress