Alguns estudos já mostraram que pessoas idosas com deficiência visual relacionada à catarata provavelmente têm um maior risco de mortalidade do que seus pares que têm visão normal – e que a cirurgia de catarata pode reduzir esse risco.
Agora uma recente pesquisa realizada na Austrália confirmou essa informação. O estudo comparou pessoas com idade superior a 49 anos que possuem perda de visão relacionada à catarata e que realizaram cirurgia de catarata para corrigir o problema, e aqueles de igual idade com o mesmo tipo de perda de visão, mas que não fizeram a cirurgia. O resultado é que há um risco 40% menor de mortalidade entre aqueles que fizeram a cirurgia.
A pesquisa foi realizada a partir da análise de dados coletados do Blue Mountain Eye Study, na Austrália, que examinou a visão e doenças oculares comuns na população australiana idosa. Foram feitos ajustes para idade e sexo, bem como vários fatores de risco de mortalidade, como pressão alta, diabetes, tabagismo, doenças cardíacas e índice de massa corporal.
A associação entre a correção de problemas de visão relacionados à cirurgia da catarata e o risco reduzido de mortalidade não é claramente compreendida. Os possíveis fatores podem incluir melhorias no bem-estar físico e emocional, otimismo e maior confiança associada à vida independente após a melhoria da visão.
A catarata é a opacificação da lente no olho e é uma das principais causas de problemas de visão tratáveis no mundo. Na cirurgia de catarata, a lente turva é removida e substituída por uma lente artificial. A taxa de sucesso da cirurgia de catarata, em geral, é muito alta. Além disso, problemas refrativos podem ser corrigidos durante a cirurgia de remoção da catarata. Converse com o seu oftalmologista.