Sensação de visão embaçada, alteração contínua do grau dos óculos e sensibilidade à luz são alguns dos sintomas da catarata, doença ocular caracterizada pela opacificação do cristalino e uma das principais causas de cegueira no mundo.
A única solução para corrigir a catarata é realizar um procedimento cirúrgico, no qual a lente natural opaca do olho é removida e substituída por uma lente artificial transparente, chamada de lente intraocular.
O pós-operatório desse procedimento costuma ser tranquilo e o paciente volta a enxergar normalmente depois de alguns dias, no entanto, é necessário seguir algumas recomendações para que tudo ocorra bem. Veja quais são elas:
Não pratique exercícios físicos
Embora não seja necessário internação ou repouso absoluto, uma das recomendações após a cirurgia da catarata é evitar praticar atividades físicas ou pegar peso. Como são atividades de impacto, é importante evitá-las até que o médico as libere.
Utilize corretamente os medicamentos indicados
A recuperação total do paciente depende da utiliação correta dos colírios e pomadas indicados pelo oftalmologista. Siga todas as recomendações do seu médico com relação a horários e períodos de administração dos medicamentos.
Cuidado com a posição de dormir
Não é recomendável dormir sobre o olho operado nos primeiros dias depois da cirurgia. Para evitar qualquer problema, existem protetores que podem ajudá-lo e que também evitam que olho seja coçado durante a noite.
Evite usar piscina
Outro cuidado importante após a cirurgia de catarata é não entrar em piscinas e evitar o contato direto com areia.
Ao seguir corretamente todas essas recomendações, certamente o seu tratamento será bem sucedido. Em caso de dúvidas, sempre consulte o seu médico.