Quem é diabético tem inúmeras razões para seguir corretamente as orientações de seu médico sobre o controle da glicemia no sangue. Uma delas é com relação à prevenção da catarata, já que o diabetes eleva os riscos de desenvolvimento dessa condição.
O cristalino, espécie de lente que fornece nitidez à visão, obtém seus nutrientes por meio do humor aquoso, fluido que preenche parte frontal dos olhos. O humor aquoso, por sua vez, fornece oxigênio e glicose, uma fonte de energia de açúcar simples para as células do corpo. Quando o diabético não realiza o controle adequado do diabetes, os níveis de açúcar no humor aquoso e cristalino aumentam, afetando a visão.
Além disso, o cristalino também possui uma enzima que converte a glicose em uma substância chamada sorbitol. Quando o sorbitol se acumula nessa região do olho, células e proteínas são afetadas, levando à formação da catarata, que é caracterizada pela opacificação do cristalino.
Como prevenir
Se você tem diabetes existem duas formas de diminuir as chances de desenvolvimento da catarata. São elas:
– Manter o controle rigoroso dos níveis de glicose no sangue por meio de uma alimentação equilibrada e prática regular de exercícios físicos, conforme as orientações de seu médico.
– Consultar-se regularmente com um oftalmologista. Por meio de exames específicos, o especialista poderá detectar precocemente alterações em seus olhos e indicar o melhor tratamento para preservar a saúde ocular.