Conheça os sintomas da catarata e como ela afeta a visão

A catarata é caracterizada pela opacidade (embaçamento) do cristalino, cuja principal função é fornecer nitidez à visão e funciona como uma espécie de lente.

Muitas vezes, os sintomas da catarata não são percebidos pelos próprios portadores da doença. É apenas com o passar do tempo que eles se manifestam. Veja a seguir quais são eles:

– Sensação de visão embaçada
– Alteração contínua da refração (grau dos óculos)
– Maior sensibilidade à luz
– Espalhamento dos reflexos ao redor das luzes
– Percepção que as cores estão desbotadas.

Outra característica da catarata é que os óculos ou lentes de contato já não ajudam mais a enxergar melhor. Com o tempo, a visão é perdida e a pessoa só enxerga vultos.

Você sabe como a catarata afeta a visão?

A catarata pode afetar sua visão de duas maneiras:

1 – O cristalino consiste principalmente em água e proteínas. Quando as proteínas se agitam, elas formam uma névoa na lente e reduzem a luz que atinge a retina, levando a um embaçamento da visão. A maior parte das cataratas relacionadas à idade se desenvolve a partir de uma aglomeração de proteínas.

Quando uma catarata é pequena, a nebulosidade afeta apenas uma pequena parte do cristalino. Você pode não notar quaisquer alterações na sua visão. As cataratas tendem a “crescer” lentamente, então a visão piora gradualmente. Ao longo do tempo, a área turva na lente pode aumentar e a catarata pode aumentar de tamanho. Enxergar pode tornar-se mais difícil. Sua visão pode ficar mais borrada ou mais clara.

2 – O cristalino muda lentamente para uma cor amarelada/ acastanhada, adicionando um tom acastanhado para a visão. À medida que essa lente muda de cor conforme a idade avança, sua visão pode adquirir uma tonalidade acastanhada gradualmente.

No início, essa mudança de cor pode ser pequena e não causar nenhum problema à visão. Mas, ao longo do tempo, pode dificultar a leitura e execução de outras atividades rotineiras. É importante esclarecer que esta mudança gradual da cor não afeta a nitidez da imagem transmitida à retina.

Se você tiver uma descoloração avançada da lente, talvez você não consiga identificar cores azuis e roxas.

Tratamento

Felizmente, a catarata pode ser revertida por meio de tratamento cirúrgico. Com o avanço da medicina oftalmológica, a cirurgia para remover a catarata é simples, rápida, feita com anestesia local, sem necessidade de internação. O objetivo da técnica é remover o cristalino danificado e substituí-lo por uma lente artificial, que irá realizar a função perdida.

Converse com o seu oftalmologista.

Veja também:

Amadurecimento da Catarata

Por Dra. Amaryllis Avakian,Oftalmologista – Especialista em Catarata É preciso esperar a catarata “amadurecer” para realizar a cirurgia? Essa é uma dúvida muito comum no

Leia mais »

Escolhendo a Lente Intraocular

Por Amaryllis Avakian, Especialista em Catarata A catarata é uma das doenças oculares mais comuns relacionadas ao envelhecimento e afeta uma das partes do nosso

Leia mais »