Escolhendo a Lente Intraocular

Por Amaryllis Avakian, Especialista em Catarata

A catarata é uma das doenças oculares mais comuns relacionadas ao envelhecimento e afeta uma das partes do nosso olho chamada cristalino (lente interna). Essa lente é responsável por focalizar e dar nitidez às imagens que vemos. Quando essa lente deixa de ser transparente (catarata), embaçando e prejudicando a visão, deve ser substituída por uma lente artificial, chamada de lente intraocular.

A cirurgia de catarata é um dos procedimentos mais realizados no Brasil e no mundo. É muito segura quando realizada por um oftalmologista especialista nesta área, proporcionando melhora da qualidade de vida e bem-estar. Consiste na substituição do cristalino embaçado por uma lente intraocular, cuja especificação deve ser criteriosamente avaliada, já que disso dependerá a qualidade e nitidez da visão do paciente para o resto da vida. Por isso é muito importante escolher, junto com seu oftalmologista, a lente intraocular que melhor atenda às suas necessidades. Isso porque, se a cirurgia de catarata for personalizada para você, e dependendo da lente intraocular selecionada, é possível reduzir a dependência de óculos e melhorar a qualidade da sua visão de forma definitiva.

Hoje, no mercado, existem lentes dos mais variados materiais e modelos, de acordo com o fabricante. Elas permitem em muitos casos, a correção de graus de miopia, hipermetropia, astigmatismo e inclusive podem reduzir a necessidade de óculos para computador e leitura.

A cirurgia é extremamente precisa e utiliza uma técnica denominada facoemulsificação, através da qual o cristalino com catarata é fragmentado e substituído por uma lente intra-ocular que reproduz a sua função. Diversos cálculos matemáticos são feitos antes da cirurgia para decidir o tipo e grau dessa nova lente que será implantada; o trajeto do raio de luz dentro do seu globo ocular  também é analisado, para que a nova lente, confeccionada sob medida,  se adapte perfeitamente ao seu olho.

As lentes intraoculares podem ser rígidas (lentes intraoculares mais básicas) ou flexíveis. As últimas, de tecnologia mais avançada, podem ser dobradas, entram por incisões menores e não necessitam de pontos. Com esse tipo de lente também é possível a correção de outros problemas de focalização que o paciente tenha antes de realizar a cirurgia.

As lentes flexíveis podem ser: monofocais, bifocais ou trifocais. Todas existem no modelo torica ou não tórica. Conheça um pouco mais sobre as particularidades de cada uma delas:

Lentes intra-oculares Asféricas Monofocais Não-tóricas

São as lentes intra-oculares indicadas para melhorar a qualidade e a quantidade de visão de pacientes com catarata mas que não possuem astigmatismo, melhorando o foco da visão apenas para longe. Após a cirurgia, será necessário o uso de óculos para perto inevitavelmente.

Lentes intra-oculares Asféricas Monofocais Tóricas

São indicadas para melhorar a visão (em qualidade e quantidade) de pacientes com catarata e astigmatismo, e também corrigem o foco da visão apenas para longe, exigindo o uso de óculos para perto .

Lentes intra-oculares Asféricas Bifocais Tóricas ou Não-tóricas

Essa lentes possuem dois pontos de focos distintos, para longe e para perto ao mesmo tempo. Melhoram a qualidade e a quantidade de visão para longe e para um ponto de foco de perto

O paciente necessitará da lente intra-ocular bifocal modelo tórica quando apresentar astigmatismo corneano.

Lentes intra-oculares Asféricas Trifocais Tóricas ou Não-tóricas

Essa lentes são as de tecnologia mais avançada existente no mercado, e possuem três pontos de focos distintos, para longe, para imagens a distancia intermediária (computador por exemplo) e para perto. Proporcionam visão de ótima qualidade nessas 3 distâncias e, quando indicadas de forma correta, permitem excelente adaptação para a maior parte das atividades cotidianas, reduzindo muito a dependência dos óculos. O paciente necessitará da lente intra-ocular trifocal modelo tórica quando apresentar astigmatismo corneano.

Infelizmente não são todas as pessoas que podem utilizar as Lentes Bifocais ou Trifocais. Somente o Oftalmologista Especialista em Catarata após conhecer seu estilo de vida e fazer exames minuciosos e de alta tecnologia poderá avaliar de forma personalizada os riscos e benefícios de cada um dos tipos de lente para você.

A cirurgia de catarata é extremamente segura e confiável. Visite seu oftalmologista regularmente e, se a catarata for diagnosticada, não tenha receio: procure o Especialista em Catarata e converse com ele sobre o seu caso. A cirurgia é realizada apenas uma vez (a catarata  não volta) e a Lente Intra Ocular é definitiva, por isso deve ser bem escolhida! Com a saúde dos olhos não se brinca!

Veja também:

Amadurecimento da Catarata

Por Dra. Amaryllis Avakian,Oftalmologista – Especialista em Catarata É preciso esperar a catarata “amadurecer” para realizar a cirurgia? Essa é uma dúvida muito comum no

Leia mais »

Escolhendo a Lente Intraocular

Por Amaryllis Avakian, Especialista em Catarata A catarata é uma das doenças oculares mais comuns relacionadas ao envelhecimento e afeta uma das partes do nosso

Leia mais »