O que são lentes intraoculares (LIOs)?

As lentes intraoculares (LIOs) são próteses utilizadas para substituir o cristalino opaco de quem tem catarata, restabelecendo a visão normal. As próteses também podem corrigir vícios de refração, possibilitando ao paciente restaurar a visão integralmente em apenas um procedimento cirúrgico.

As lentes intraoculares apresentam diferentes tipos de focagem. Assim como ocorre com os óculos ou as lentes de contato, o oftalmologista medirá o comprimento do olho e a curva da córnea. Essas medições são usadas para definir o tipo de focagem mais adequado para as LIOs.

Do que são feitas as LIOs?

Ao longo dos anos, muitas formas e materiais foram testados a fim de proporcionar melhor adaptação do olho às lentes artificiais. Nos dias de hoje, as lentes mais utilizadas são feitas de polimetilmetacrilato (PMMA) ou silicone, materiais flexíveis que protegem dos raios ultravioleta.

LIOs monofocais

O tipo mais comum de lente usada na cirurgia de catarata é chamado de LIO monofocal. Essa lente é definida para que o indivíduo se concentre na visão de perto, médio alcance ou de distância. A maioria das pessoas prefere que elas sejam implantadas para facilitar a visão de longa distância e, para ler ou fazer um trabalho manual, preferem usar óculos.

LIOs multifocais e acomodativas

Algumas LIOs têm diferentes tipos de focagem dentro da mesma lente. Essas são chamadas de lentes multifocais e acomodativas. Elas reduzem a dependência de óculos, fornecendo uma visão melhor para mais de um tipo de distância.

LIOs tóricas

Para as pessoas com astigmatismo, há uma LIO chamada lente tórica. O astigmatismo é um erro de refração causado por uma curva irregular na córnea ou na lente. A lente tórica é projetada para corrigir esse erro de refração.

Se você planeja fazer uma cirurgia de catarata, converse com o seu oftalmologista sobre suas necessidades de visão. Ele explicará a você todas as opções de LIOs e indicará qual é a melhor opção para o seu caso.

plugins premium WordPress