Comum entre os idosos, a catarata é uma lesão ocular que torna o cristalino opaco e é responsável por 51% dos casos de perda de visão, segundo a Organização Mundial da Saúde. Ela pode ser corrigida com uma cirurgia, mas muitos ainda deixam de fazê-la por medo ou falta de informação. Para desmitificarmos a doença, separamos alguns mitos e verdades.
1. Colírios podem prevenir ou curar a catarata nos olhos.
MITO. O tratamento da catarata só é possível através da cirurgia. E também não há nenhum colírio aprovado que previna a catarata.
2. Catarata é uma doença que somente atinge idosos.
MITO. A maioria dos casos acontece em idosos por causa do envelhecimento natural do cristalino, mas a catarata também pode atingir jovens adultos e crianças que tiverem fatores de risco, como a diabetes.
3. A recuperação da cirurgia de catarata demora meses.
MITO. Na maioria dos casos, o paciente consegue enxergar logo depois da cirurgia e voltar a realizar atividades da rotina poucos dias depois da cirurgia.
4. Cirurgia de catarata dura cerca de 20 minutos.
VERDADE. Apesar de ser delicada e minuciosa, a cirurgia de catarata é um procedimento relativamente rápido. A cirurgia nos olhos pode levar mais tempo em casos mais complexos ou quando a catarata está muito avançada.
5. A catarata não pode ser evitada, mas é possível diminuir o risco de desenvolvimento.
VERDADE. Manter bons hábitos de estilo de vida, como uma alimentação equilibrada e evitar o tabagismo, ajudam a diminuir o risco do desenvolvimento da catarata. Além disso, proteger os olhos contra os raios solares UVA e UVB com óculos escuros e bonés podem ajudar na prevenção.
6. É possível que você não precise mais usar óculos após a cirurgia de catarata.
VERDADE. Tudo depende de cada caso específico, mas, em geral, a cirurgia de catarata restabelece a visão e isso poderá fazer com que o paciente não precise mais usar óculos ou ao menos minimize o uso dos óculos.