Problemas que podem surgir após a cirurgia de catarata

Apesar de raros, podem ocorrer problemas após uma cirurgia de catarata – a exemplo do que acontece com qualquer outro procedimento cirúrgico.
Infecção, sangramento, inflamação, visão dupla e aumento da pressão ocular são alguns dos possíveis efeitos indesejados do pós-operatório. Felizmente, essas complicações são plenamente reversíveis com a rápida intervenção do médico.
Muitas vezes, o tecido do olho que prende a lente intraocular torna-se turvo, causando embaçamento da visão. Essa condição é chamada de pós-catarata e pode se desenvolver meses ou anos após a cirurgia.

O problema é tratado por meio da capsulotomia posterior com yag laser, uma técnica que consiste em fazer uma pequena abertura no tecido posterior do cristalino. Ele é indolor e raramente resulta no aumento da pressão ocular ou em outras complicações. Como precaução, o médico deve aplicar, antes do procedimento, um colírio que diminui a pressão do olho.
Após a cirurgia de catarata, alguns pacientes podem sentir as cores muito brilhantes. Isso ocorre devido à uma dispersão da luz nas bordas das lentes intraoculares que foram implantadas.
Em alguns casos, o paciente pode ter que se acostumar ao brilho e às cores mais vivas. Na maioria das vezes, porém, a sensibilidade à luz e ao brilho são problemas temporários, que cessam após algumas semanas, enquanto ocorre um ajuste natural entre os olhos e o cérebro.
É preciso salientar que alguns cuidados são necessários no pós-operatório da cirurgia de catarata, de forma a evitar possíveis complicações. Após a cirurgia, o paciente deve utilizar os colírios prescritos pelo oftalmologista, com o objetivo de evitar infecções ou inflamações. Esforços físicos também devem ser evitados, recomendando-se repouso nas 12 primeiras horas após a cirurgia.

plugins premium WordPress