Cirurgia de Catarata sem mistérios

Por Dra. Amaryllis Avakian Shinzato, Oftalmologista Especialista em Cirurgia de Catarata

 

A palavra “cirurgia” normalmente causa um certo desconforto quando ouvimos. Ainda mais se este procedimento for realizado nos olhos. 

Quando uma pessoa é diagnosticada com catarata deve fazer acompanhamento e geralmente é encaminhado para tratamento cirúrgico de acordo com as indicações específicas que podem variar em cada caso. No Brasil, são realizadas mais de 450 mil cirurgias de Catarata por ano, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

 

Dra. Amaryllis Avakian - Especialista em Cirurgia de Catarata

Foto: Dra. Amaryllis Avakian Shinzato – Cirurgia ao Vivo – Congresso de Oftalmologia USP 2017.

 

De maneira geral, a cirurgia de catarata é indicada quando o paciente sente dificuldade em realizar as tarefas do dia-a-dia devido à redução da visão. A cirurgia de Catarata é um procedimento definitivo e proporciona qualidade de vida e bem-estar ao paciente após a recuperação completa. Na cirurgia realiza-se a troca do cristalino natural, que está com a Catarata, por um cristalino novo artificial que chamamos de lente intraocular. Há vários tipos de lentes intraoculares e vamos falar sobre este assunto também nos próximos textos.

Como é uma cirurgia eletiva (que pode ser planejada), alguns exames pré-operatórios serão solicitados pelo oftalmologista para avaliar como ela está e qual a melhor técnica cirúrgica a ser utilizada.

Quando realizado pelos Especialista em Catarata, O procedimento em geral é rápido, e na maioria dos casos com anestesia local e sedação. Durante a consulta oftalmológica o Especialista avaliará o tipo de anestesia mais indicada e mais segura para o seu caso.

A cirurgia de catarata hoje é considerada muito segura, mas fatores como uma boa avaliação pré-operatória detalhada e cuidadosa, a habilidade e a experiência do cirurgião, a qualidade da lente intraocular e dos medicamentos utilizados bem como a tecnologia para o procedimento são fatores decisivos para que seu resultado seja ideal.

 

Como é feita a Cirurgia de Catarata

 

Muita gente me pergunta se há alguma forma desta cirurgia ser realizada com laser. Certamente que sim: o laser, quando utilizado, faz somente a parte inicial da cirurgia, que consiste na abertura do olho e a fratura do cristalino em múltiplos pedaços. Se não for utilizado o laser, as aberturas são feitas com bisturi e com pinças especiais.

Com os avanços da medicina, o pós-operatório está cada vez mais tranquilo e rápido porque utilizando-se as lentes intraoculares mais modernas, o tamanho das incisões (aberturas) são menores e a cicatrização é mais rápida. Logo você ja poderá voltar a trabalhar e dirigir. O ideal é seguir as recomendações da equipe médica que o acompanha, mas as principais são:  evitar ambientes contaminados (ou com muita poeira), evitar atividades físicas intensas, não levantar peso, entre outros.

Outra dúvida frequente no consultório de oftalmologia é se mesmo com a cirurgia de catarata um paciente ainda precisará usar óculos. Volto a dizer: tudo depende da lente intraocular que você e seu médico selecionarem e, obviamente, do seu caso clínico. É muito importante conversar com o médico sobre este assunto para esclarecer todas as dúvidas e saber se a implantação do cristalino artificial pode trazer no seu caso este benefício no futuro.

Não adie a consulta com o oftalmologista. Faça consultas regulares e, caso você precise fazer uma cirurgia de catarata, siga as recomendações médicas para eliminar o problema.

 

plugins premium WordPress