Alimentos que ajudam a prevenir catarata

As propriedades da vitamina C já são velhas conhecidas da área de saúde e nutrição.
Grande parte das vantagens do consumo vem de seu poderoso efeito antioxidante. O
nutriente mais famoso das frutas cítricas, como laranja, limão, abacaxi, morango, maracujá, acerola, kiwi e goiaba combate os radicais livres, cujo excesso danifica as células do corpo.

A mais recente descoberta diz respeito ao efeito da vitamina C na proteção da saúde dos olhos, em especial, na atuação dessa substância na manutenção da transparência do cristalino, que é a área afetada pela incidência de catarata.

Uma pesquisa realizada na Inglaterra acompanhou um grupo de 324 pares de gêmeas com idades entre 50 e 83 anos por uma década. Nesse período, a velocidade de progressão da catarata foi medida por meio de fotos do cristalino. As voluntárias também informaram qual a dieta que haviam seguido. E a conclusão foi que entre as mulheres com maior consumo de ácido ascórbico, o nome oficial da vitamina C, houve redução de 33% no ritmo de evolução da catarata.

O consumo de vitamina C indicado para os homens é 90 miligramas ao dia. E, para as mulheres, recomenda-se a ingestão diária de 75 miligramas. Uma laranja concentra cerca de 40 miligramas de vitamina C. Já 100 gramas de pimentão amarelo têm nada menos que 200 miligramas do micronutriente.
No entanto, para tirar o máximo de proveito da vitamina C, a estratégia é priorizar o consumo do alimento in natura. Se a opção for cozinhar o alimento, a saída é utilizar a água do cozimento em outras receitas, como sopas ou carnes, pois vitaminas hidrossolúveis, como a vitamina C, podem se perder no caldo da cocção. Quanto aos sucos, deve-se beber logo após o preparo porque a vitamina C é sensível a variações de temperatura.

Mais substâncias que beneficiam a saúde ocular
Vitamina A: a cenoura é rica em betacaroteno, que depois de ingerido, se transforma em vitamina A, que fortalece a retina e beneficia a visão noturna. A substância também é encontrada em alimentos, como abóbora, mamão, melão de polpa amarela, caju, pimentão amarelo e batata-doce.

Ômega 3: está presente nos peixes gordurosos, como salmão, sardinha e atum. Ajuda a lubrificar os olhos e mantém a integridade das células da retina.

Ômega 6: é encontrado em óleos vegetais, ovos e sementes. Tem papel semelhante ao do ômega-3 no combate e na prevenção à síndrome do olho seco.

Luteína e zeaxantina: da família dos carotenoides, estão presentes em verduras e vegetais de cor verde-escuro, como brócolis e rúcula, além da gema de ovo e no milho. Atuam como antioxidantes na retina e no cristalino.

Zinco: o mineral está presente em carnes, frutos do mar, leguminosas, oleaginosas e pescados. Auxiliam a vitamina A na produção de melanina, que afasta a cegueira noturna.

Cobre: encontrado em cereais integrais, frutas secas, nozes, ostras e mariscos. Sua função é evitar a morte de células do fundo do olho e a degeneração macular.

plugins premium WordPress